Diabetes: saiba como manter a saúde e levar uma vida normal

Paciente não precisa fazer restrições alimentares, contanto que saiba como consumir cada alimento

Quem tem diabetes sabe que deve ter uma rotina controlada, voltada ao monitoramento do açúcar no sangue e que essa é uma atitude que não pode ser negligenciada. Por isso, é preciso saber o que comer no dia a dia e em momentos como festas, trabalho, escola ou durante a atividade física. E, claro, informar às pessoas que convivem nesses ambientes sociais que você é diabético, para que elas também possam colaborar com a sua saúde.

Não há necessidade de fazer restrições alimentares, contanto que os alimentos sejam consumidos de modo apropriado e com atenção à liberação de açúcar no sangue, o que facilita o monitoramento. Em geral, os de baixo índice glicêmico (que promovem uma digestão lenta e liberam o açúcar no sangue aos poucos) são os mais indicados. Veja o que pode ser consumido em cada situação, para uma convivência social tranquila:

Procure dar uma volta na mesa ou sonde o cardápio previamente para identificar as opções mais saudáveis, recomenda o endocrinologista Mateus Dornelles Severo, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Escolha um sanduíche natural, água ou refrigerante zero, por exemplo.

Segundo o especialista, na falta dessas opções dá até para comer uma coxinha, tomar uma cerveja ou uma taça de vinho, desde que se faça a contagem de carboidratos e o ajuste da dose de insulina. \"E o álcool numa quantidade adequada até pode beneficiar os níveis de glicemia. Mas antes de beber, é bom ter o aval do seu médico. Estudos têm demonstrado que o vinho tinto (uma taça pequena de até 150 ml) seria o mais indicado. E a cerveja menos processada (as artesanais), as mais saudáveis, devido à presença de polifenóis, benéficos por serem antioxidantes. Mas fuja dos doces, por elevar rapidamente a quantidade de açúcar no sangue\"