Surto de febre amarela faz países exigirem vacinação de brasileiros







 


 


 





Os casos de febre amarela que estão assustando o Brasil também deixaram em alerta muitos outros países. Agora, novos países passaram a exigir a vacina contra febre amarela para viajantes que venham do Brasil. De acordo com a Anvisa e a Organização Pan-Americana da Saúde, esses países são: Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba.



Agora, para entrar nesses lugares é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela. A regra vale para todos os viajantes com mais de nove meses de idade, procedentes do Brasil, inclusive aqueles que fizerem conexão aqui por mais de 12 horas.



Para ser aceito, o registro de vacinação contra a febre amarela deve ser realizado, no mínimo, 10 dias antes da viagem. Os que já tiverem a vacina precisam apresentar o cartão de vacinação para adquirir o certificado. Só esse documento é aceito nessas circunstâncias. O cartão nacional de vacinação precisa conter todas as informações da vacina, como data de administração e lote, assinatura do responsável pela aplicação e identificação da unidade de saúde.



A emissão do certificado é gratuita e pode ser obtida em portos, aeroportos e fronteiras, no Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa. Também é possível conseguir o certificado em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde, hospitais e clínicas credenciadas. Para emitir o documento, é preciso levar a carteirinha de vacinação e um documento de identidade, como RG, passaporte ou CNH.