Estudo comprova que a cada 8 horas sentado é necessário 1 hora de exercício

A prática de atividades físicas diárias é essencial para o bem-estar do corpo e, cada dia mais, estudos embasam esse pensamento. A revista científica britânica "The Lancet", por exemplo, publicou uma pesquisa revelando que, a cada oito horas sentado, é necessário praticar uma hora de exercícios para combater os efeitos negativos do sedentarismo.









Os participantes que passavam muitas horas sentados e praticavam pouca ou nenhuma atividade física tinham 9,9% de chances a mais de morrer em um período entre 2 e 18 anos. Já aqueles que, apesar de ficarem bastante tempo sentados, faziam exercício por pelo menos 60 minutos diariamente, tinham o risco de morte reduzido em até 6,8%. A pesquisa analisou relatórios de pessoas com mais de 45 anos dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e da Austrália.



De acordo com o professor Ulf Ekelund, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, não é necessário ir à academia para cumprir esse período mínimo. As pessoas passam muito tempo sentadas assistindo televisão ou trabalhando, então, é preciso que pelo menos uma parte do dia seja usada para realizar alguma atividade física.