Diarreia: saiba como os probióticos podem tratá-la rapidamente

 



Diarreia é um problema muito comum e, não há como negar, muito incômodo também. E, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre ela é inofensiva.









Crianças que apresentam episódios de diarreia estão sujeitas a complicações importantes como: atraso no crescimento, dificuldade de aprendizado e desnutrição (1). Além é claro, do impacto na rotina da família.



Os idosos também são mais suscetíveis à desidratação. Para os adultos, os transtornos têm ênfase nas atividades sociais, como trabalho, reuniões e outros compromissos.



 








Esse prejuízo todo ocorre porque o principal sinal da doença é a presença de fezes líquidas na evacuação e vontade constante de ir ao banheiro, diversas vezes ao dia. Além disso, febre, vômitos e dor ou distensão abdominal podem acompanhar o problema.



Probióticos



Os probióticos são grandes aliados nas crises de diarreia. Esses micro-organismos vivos contribuem significativamente para o reequilíbrio da flora intestinal quando administrados em quantidade adequada. Eles estabilizam o ambiente intestinal fazendo com que o organismo se recupere mais rapidamente.



Floratil® é um probiótico prático e eficaz contra a diarreia, indicado para adultos e crianças a partir de 1 mês de vida (2). Só ele começa a agir 4x mais rápido (3) e é o mais recomendado pelos médicos no mundo todo (4,5). Pode ser usado de diversas maneiras: sachê sabor tutti-frutti que pode ser ingerido diretamente na boca ou misturado em sucos, papinhas e com frutas; para pessoas com dificuldade de engolir, a versão cápsula de Floratil® pode ser aberta, adicionando o conteúdo a líquidos e até em mamadeiras - sem alteração de sabor e consistência do alimento (1).



Quando procurar o médico



Normalmente, os casos de diarreia duram poucos dias. Mas é importante saber a hora de procurar ajuda médica. Quando as crianças são afetadas, principalmente as menores de 6 meses de idade, o pediatra precisa ser consultado.



Se os vômitos forem persistentes e impossibilitarem a hidratação pela boca ou vierem acompanhados de sangue, rigidez da nuca, sonolência ou agitação, também é preciso ficar alerta e conversar com o médico. Assim como se a dor na barriga for persistente e intensa.



A desidratação também é muito relevante. Boca seca, sonolência, cansaço, sede, diminuição de urina (bebês sem molhar a fralda por 3 hora ou mais), pouca lágrima ao chorar, pele seca, dor de cabeça, prisão de ventre e tonturas ou vertigens são alguns dos sinais.