Dengue está sendo negligenciada, revela especialista da OMS

dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.



Durante o 1º Workshop Internacional Asiático-Latino-Americano sobre Diagnóstico, Manejo Clínico e Vigilância da Dengue, que acontece em Brasília até quinta-feira (16), o coordenador de gestão e ecologia do vetor da OMS, Raman Velayudhan, disse que a dengue tem sido negligenciada.



O especialista identifica a dengue como uma doença dinâmica e, ao mesmo tempo, negligenciada: "Essencialmente, é a doença do século, com uma distribuição muito incerta. À medida que a malária está diminuindo, a dengue está crescendo. Um mosquito substituiu o outro. Esses vetores já transmitem quatro enfermidades. A dengue é a maior ameaça, devido às mudanças climáticas e ambientais e à fácil adaptação dos vetores (Aedes aegypti e Aedes albopictus)".