Anvisa suspende fabricação de vacina contra tuberculose

A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou na última quarta-feira (21) a suspensão da fabricação da vacina BCG Imuno BCG pela Fundação Ataulpho de Paiva, do Rio de Janeiro. A empresa é a única que produz essas medicações no país e é, inclusive, a fornecedora do SUS - Sistema Único de Saúde, fabricando cerca de 15 milhões de doses por ano.





A Agência determinou a suspensão baseada no resultado da inspeção sanitária investigativa realizada na fabricação, entre 28 e 30 de novembro deste ano. Durante a inspeção, ficou constatado o descumprimento de requisitos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para a fabricação de produtos injetáveis. Também foi observado que os processos utilizados pela empresa na identificação de desvios de qualidade e suas causas não são eficientes.



Em inspeções anteriores, a Anvisa solicitou ao fabricante da vacina BCG um plano de ação, que foi apresentado no dia 24 de junho deste ano com as adequações necessárias para atender as Boas Práticas de Fabricação necessárias para produtos injetáveis. Este plano será acompanhado pela Anvisa e pela Vigilância Sanitária do RJ.